Quem cuida da área de TI de uma empresa sabe que, mais importante do que ter recursos de tecnologia, é fazer com que eles sejam empregados da melhor forma possível, ou seja: operar com funcionalidade e, simultaneamente, com menor custo. Afinal, reduzir custos em TI evita prejuízos e sobra capital para crescer e ampliar as operações.
E nesse contexto o gestor de TI encontra um desafio: encontrar soluções que permitam um custo menor sem perder eficiência e agilidade. Preparamos algumas medidas eficientes para isso. Coloque-as em prática e veja como será muito mais fácil vencer esse desafio!
Automatizar para reduzir custos em TI
Processos definidos e automação podem ajudar bastante na redução de custos e aumento da qualidade das operações de TI. Existem tarefas que se repetem ou processos que seguem um mesmo padrão. Com a automatização (uso de softwares que façam “sozinhos” uma parte do trabalho, seguindo coordenadas pré-definidas) consegue-se ganhar tempo — inclusive com treinamentos — e reduzir falhas humanas na operação manual.
Para entender melhor: estas ações podem incluir o bloqueio de um usuário quando não faz mais parte da empresa (facilitando a rotina de RH) ou o envio periódico de determinado relatório, ou lista de informações para a gerência. Pode, ainda, facilitar e a intervenção automática de mecanismos de proteção (como alerta de permissões ou riscos) para evitar maiores gastos com manutenção de máquinas danificadas por vírus ou prejuízos que decorram de falhas na segurança da informação.
Considere terceirizar alguns serviços
Liderar equipes e manter a estrutura de tecnologia funcionando são algumas das funções de um gestor de TI. E os custos para ter um time próprio tratando de todas as etapas do processo tecnológico, como o atendimento em campo, são consideravelmente altos.
Com o dia a dia agitado das empresas, os gestores mal conseguem tempo para focar no negócio e ainda têm de “apagar todos os incêndios”. Por isso, terceirizar o que não é o core business, contratando um plano ideal para a empresa, pode ajudar bastante a reduzir custos em T.I e liberar mais tempo para o que é estratégico.
Além, claro, de toda a tranquilidade que isso traz. Evite dores de cabeça com funcionários e ainda consiga uma média de 30% de redução nos custos!
Tenha uma solução prática e rápida
O acesso ao suporte também é muito importante quando falamos de custo. Ele precisa ser prático e ágil. Quando um sistema apresenta problemas de funcionamento, chegando até mesmo a paralisar temporariamente as operações, o que você faz? Chama técnicos que nem sempre estão por perto e te deixam esperando muito tempo pela solução, não é mesmo?
Nesse ponto, a terceirização também oferece uma grande vantagem. Uma solução verdadeiramente prática permite que você acione toda a assistência que precisa em passos muitos simples e também consiga apoio técnico mais rapidamente, com base em geolocalização.
Diminua os gastos com a equipe
Uma das coisas mais difíceis para a empresa é depender de determinados profissionais que, com o passar do tempo, acabam se tornando cada vez mais caros para ela, ou ter de arcar com custos extras em manutenção fora do horário e dos dias convencionais.
Com um serviço terceirizado, você consegue encontrar bons técnicos e ainda economizar com as folhas de pagamento — que se tornam mais pesadas com faltas, férias, décimo terceiro ou benefícios de auxílio, como alimentação e planos de saúde para funcionários próprios — pagando somente valores padrão e conforme a necessidade da empresa.
Sem contar que, ao não depender de um profissional específico, mas tendo acesso rápido a um dos profissionais disponíveis próximos ao local da emergência, há maior segurança de ser atendido com qualidade e rapidez. A FindUP oferece serviço de técnico especializado em várias regiões do Brasil, além de ajudar a sua empresa a reduzir custos por meio da terceirização de serviços de TI, a FindUP também permite que sua empresa atenda com escalabilidade e maior agilidade.
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