Já faz algum tempo que o trabalho home office não é uma novidade. Com a digitalização das empresas e o crescente aumento das culturas corporativas mais flexíveis — também impulsionadas pelas tecnologias —, as atividades à distância se tornaram comuns para muitos colaboradores e gestores. No entanto, com o agravamento da pandemia da Covid-19, o home office evoluiu para uma prática essencial, com o objetivo de diminuir a aglomeração de pessoas.
Neste contexto, é inquestionável que as ferramentas de TI tenham assumido um papel de necessidade para todos. Além disso, com a nova perspectiva do trabalho remoto, surgiram diversas discussões sobre o melhor uso dos recursos tecnológicos, afinal, essa é uma responsabilidade que se estende aos indivíduos que os usam e, principalmente, às empresas fornecedoras.
As organizações têm o compromisso de oferecer a estrutura e suporte ideal para seus trabalhadores, garantindo boas condições de trabalho para que as entregas sejam realizadas e o modelo à distância não seja prejudicado.
Já deu para notar a importância e impacto que uma boa infraestrutura organizacional precisa oferecer para dar todo suporte de TI necessário para o trabalho à distância, não é? Essa nova realidade precisa ser apoiada em muitos aspectos — e eles envolvem desde a manutenção de equipamentos até a segurança digital. Em razão disso, entenda como funciona o suporte de TI para home office e o que você precisa considerar para a evolução desse apoio dentro da sua empresa.
Como funciona o suporte de TI?
De modo geral o suporte técnico de TI presta serviço de assistência para uso, manutenção e instalação de qualquer recurso tecnológico de uma empresa. Hoje, quase não conseguimos imaginar a rotina de trabalho sem o uso de artifícios da tecnologia da informação e, por isso, as organizações precisam que seus setores estejam preparados para suprir a demanda de assistência.
Antes mesmo do trabalho remoto, a assistência de TI já possuía dois termos de definição, o help desk e service desk. O primeiro, atende demandas simples, enquanto o segundo foca em resolver problemas de alta complexidade.
Nesse sentido, o help desk é um dos modelos mais utilizado para o suporte de TI para home office, pois é um serviço que pode ser prestado remotamente como, por exemplo, instalação ou problemas com softwares, lentidão de máquinas, dificuldade com acesso à internet, logins, senhas, entre outros. Já o service desk exige a presença de um técnico especializado no local, porque na maioria das vezes o profissional de TI precisa entender o contexto físico do problema para trabalhar na solução.
Empresas pequenas ou corporações com muitas filiais enfrentam cenários desafiadores para dispor de um serviço especializado na área. Os negócios de pequeno porte, na maioria das vezes, não possuem orçamento para manter uma de equipe de suporte de TI, enquanto as grandes companhias do varejo, por exemplo, com lojas espalhadas por diversas localidades, têm dificuldade em disponibilizar apoio simultâneo em todos os lugares ao mesmo tempo. Nesta situação, as brechas para falhas podem sofrer aumento considerável e, consequentemente, impactar o alcance de metas e lucros da empresa.
Por causa disso, inúmeros empreendimentos optam pela terceirização de TI, seja para economizar ou para dispor de alternativas de atendimento escalável e com maior capilaridade. Empresas como a FindUP oferecem soluções completas para suporte de TI por meio do field service — serviço de campo em que um técnico pode ser acionado em qualquer lugar do país.
Qual a melhor forma de oferecer suporte de TI para home office?
Muitas atividades do suporte de TI podem ser realizadas à distância. Além disso, sabemos que este método pode ter suas vantagens e desvantagens, mas as tecnologias evoluem todos os dias em busca de maximizar os impactos positivos que o modelo remoto tem. Ainda assim, existem diversas formas e boas práticas capazes de oferecer suporte de TI para home office cada vez melhor, e todos eles precisam ser considerados na hora de traçar a sua estratégica de negócio. Confira:
Prepare a sua equipe de TI
Toda a infraestrutura de TI precisa estar devidamente preparada. O gestor de TI possui uma responsabilidade fundamental na esquematização do modelo de trabalho do setor de TI que prestará todo o suporte de tecnologia para o home office. Além de se certificar de que há estrutura de equipamentos e sistemas disponíveis para favorecer um serviço de qualidade, um líder precisa investir na capacitação dos profissionais para este novo cenário. A área técnica precisa fornecer um atendimento rápido, oferecer toda estrutura de conexão para que os trabalhadores estejam idealmente conectados para o home office, entre outras ações.
Incentive o bom uso das ferramentas para manter a produtividade
O TI pode fornecer todo suporte e equipamentos de conexão necessários, mas é imprescindível que o seu uso adequado seja incentivado na nova cultura. Existem formatos para se fazer um bom uso das ferramentas de TI no home office, e isso pode auxiliar no aumento de produtividade dos trabalhadores. O desempenho e o foco fora do escritório, muitas vezes, pode ser uma disciplina difícil de manter. Por isso, utilizar os recursos tecnológicos a seu favor pode gerar resultados satisfatórios das suas entregas no dia a dia.
Contrate um serviço de suporte de TI para home office terceirizado
Por fim, se a sua estratégia é continuar gerando valor aos seus serviços, sem perder o foco no core business do negócio e ainda contar com um bom suporte de TI para o home office dos seus colaboradores, a melhor solução pode ser contratar uma empresa parceira especializada. Além de garantir o apoio tecnológico e a produtividade geral, as organizações conseguem economizar ainda mais com os investimentos no setor, sem deixar de contar com agilidade, segurança e eficácia nas soluções.
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