O papel estratégico do setor de TI ficou evidente nos últimos anos. Com o aumento do investimento das empresas em tecnologia, a necessidade de usufruir de recursos que colaborem para o aumento de produtividade se tornou parte das ações de ganho das organizações.
As lideranças de todas as frentes de uma companhia são responsáveis pela criação de processos que facilitem o trabalho de suas equipes, mas o gestor de TI prepara todos os profissionais de sua área para oferecer suporte e um conjunto de soluções tecnológicas que dão contribuem para essas condições de fato existam.
Neste contexto, assim como em diversos setores importantes, já deu para notar que os profissionais de TI são fundamentais para viabilizar a operação integral do setor. A TI também se tornou importante para manter as conexões entre áreas, colaborares, empresas, clientes e vários outros públicos.
Pensando nisso, confira informações que vão ajudar você e seu negócio a estruturar e organizar uma equipe de TI.
Quais as funções de um time de TI?
As atribuições do departamento de TI podem variar de empresa para empresa. Essas funções devem mudar de acordo o segmento, o tipo de negócio ou os objetivos traçados pela organização. No entanto, é de praxe que algumas — por vezes, até muitas delas — sejam exercidas com recorrência nas companhias, como o trabalho de suporte, melhoria e automatização dos processos, instalação e verificação de ferramentas, softwares, entre outros.
Uma das principais garantias do trabalho de TI deve ser analisar, criar, implementar a acompanhar todas as soluções de tecnologia da empresa, assegurando a proteção das informações, a produtividade do negócio e toda infraestrutura necessária para manter o funcionamento da companhia.
Ao estruturar e organizar sua equipe de TI você deve saber que farão parte do escopo de trabalho funções como:
- Instalação e atualização de sistemas e ferramentas;
- manutenção preventiva e suporte na solução de problemas que envolvam o uso das tecnologias que estão sob os cuidados do setor;
- garantia da segurança de dados pessoais e informações da empresa;
- formular processos que ajudem no aumento da produtividade;
- gerir toda a infraestrutura de TI e muito mais.
Entenda o papel estratégico da equipe de TI para a empresa
Pensar na importância estratégica da equipe de TI é lembrar proporcionalmente do nível relevância que a tecnologia tem para sua empresa. Investir em uma equipe de TI pode representar ganhos em relação à otimização dos processos e produtividade de todo o negócio.
Além da grande independência que o setor tem em relação a outras áreas, ela também contar com a ajuda de outros departamentos para desenvolver melhorias e enxergar oportunidades no ambiente ou na rotina corporativa. Outro destaque é a representatividade da área sobre a tomada de decisão no negócio. O manuseio de tratamento de informações e uso de tecnologias como Big Data e visões Data Driven são relevantes para tornar as empresas mais competitivas.
Entretanto, se o fator custo com a equipe for uma questão decisiva para escolher como estruturar sua equipe de TI, não deixe que isso seja um problema. Várias empresas contam com parceiros terceirizados para cuidar das interfaces, entregas e soluções que envolvem tecnologia. Por consequência, essa escolha gera economia e privilégios de se contar com técnicos altamente capacitados na área.
5 dicas de como estruturar e organizar sua equipe de TI
Montar um time de tecnologia pode ser um grande desafio atualmente. Não apenas pela alta competitividade por profissionais e perfis especializados na área, mas também pelo nível de capacitação que determinadas vagas precisam ter para atender as necessidades da empresa.
Vale também apontar que setor de tecnologia é um dos mercados de maior expansão dos últimos tempos. A CNN Brasil Business divulgou em agosto de 2021 que a área de tecnologia via um aumento de 178% no número de vagas abertas. Apesar disso, a dificuldade de preencher certas posições é um obstáculo contínuo.
Por essas outras questões, promover algumas práticas para estruturar e organizar sua equipe de TI, do início ao fim — e ao longo de toda a parceria com o colaborador — pode fazer toda a diferença para contar com um time de qualidade e, consequentemente, refletir isso em todas as entregas. Confira:
1. Entenda as necessidades do negócio
O primeiro e talvez um dos mais importantes passos é entender as necessidades da empresa. Esse ponto facilita a seleção dos requisitos e características que os profissionais precisam atender para colaborar com os projetos de crescimentos da organização e alcance dos objetivos ou metas propostas.
Pode ser que nenhum candidato seja completo para o que empresa precisa, mas a escolha de profissionais que se complementam pode preencher as lacunas da área e dar a oportunidade de desenvolvimento para todos.
2. Invista em treinamentos e capacitação dos profissionais
Para as pessoas que já fazem parte da sua equipe de TI, não esqueça de mantê-los em contato com todos os cenários de tendências, mudanças e inovações. Por isso, é essencial investir em capacitações e treinamentos, tanto para novos integrantes quanto para os mais antigos.
3. Incentive o trabalho colaborativo em equipe
Uma estrutura complexa precisa do auxílio de muitas pessoas. Os integrantes de uma equipe devem saber trabalhar em conjunto, pois isso implica em qualidade para todo o setor. Em qualquer caso, se as lideranças desejam um fluxo operacional fluído e boas entregas é fundamental incentivar o trabalho colaborativo. Isso se dá não somente dentro de uma equipe de TI, mas também em projetos que interligam a área com outros departamentos.
4. Encoraje a autonomia e a inovação
Estimule o espaço para a liberdade das pessoas. A autonomia reflete o desenvolvimento da equipe e de novas lideranças. A proatividade ajuda a trazer novas ações, propostas e soluções para setor, os projetos e os problemas enfrentados. Os profissionais se sentem à vontade para colaborar com soluções que podem representar grande diferencial para todo o negócio.
5. Conte com empresas especializadas na área
Ao invés de estruturar e organizar uma equipe de TI dentro da sua empresa, você já pensou em m terceirizar essas atribuições? Essa é a ação ideal para quem busca focar mais nos objetivos de negócio e em seu core business, mas sem deixar de contar com profissionais capacitados para executarem todo suporte de tecnologia de suas empresas.
O uso do serviço de field service, por exemplo, é uma excelente solução para empresas que não possuem estruturas organizadas de TI. Basicamente, é possível contar com um serviço de campo em diversas regiões do país para resolver qualquer questão sobre a área. Empresas parceiras como a FindUP são especializadas nesse tipo de serviço.
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