Com o crescente avanço notável da tecnologia, ela também trouxe soluções para o varejo, facilitou a otimização dos processos e a melhoria da performance dos negócios.
A tecnologia favoreceu o caminho da inovação e aumentou os níveis de lucratividade, já que todos esses fatores somados a diversos outros possibilitaram uma experiência de compra e atendimento de mais valor para o cliente.
Entretanto, quando pensamos na evolução digital e nas soluções de TI para o varejo, é comum que se pense apenas em canais de vendas online, como o e-commerce. No entanto, esse é apenas um dos diversos recursos e ferramentas que surgiram para facilitar a rotina do empreendimento varejista.
Nesse sentido, independente do porte ou segmento de uma empresa do varejo, é fato que todas precisam ou ainda precisarão de parceiros, ou profissionais de TI capacitados, para dar o suporte necessário e garantir o pleno funcionamento das tecnologias nas lojas físicas e online.
Considerar pessoas especializadas é importante não apenas para agir com rapidez sobre possíveis problemas, mas também para trazer inovações que poderão alavancar os resultados do seu negócio. A FindUP, por exemplo, possui um portfólio repleto de serviços para atender o setor varejista em todos os momentos.
Nesse contexto, preparamos um artigo repleto de informações sobre as principais soluções de TI para o varejo. Se você deseja aumentar a eficiência do seu negócio, confira todos os detalhes a seguir.
Por que investir em tecnologia nas soluções para o varejo?
Com as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas e toda atenção voltada para o crescimento das vendas, o varejo precisa estar antenado nas inovações e transformações digitais que as empresas podem absorver para melhoria de desempenho.
Já que grande parte dos pontos de valorização estão voltados para o consumidor final, implementar tecnologias que tragam benefícios para o cliente acabam se tornando um dos melhores investimentos que a empresa pode fazer.
O perfil do atual consumidor exige não apenas a compra de produtos, mas também um serviço de atendimento atencioso e uma experiência agradável. As tecnologias empregadas ao varejo trazem vantagens significativas para o cliente, como a economia de tempo, o conforto e a comodidade.
A oferta de benefícios como esses fidelizam facilmente os consumidores adeptos das soluções de TI. Dessa forma, sejam recursos que integram o ambiente de compra digital ao físico ou as ferramentas que melhoram a produtividade da equipe, a TI torna os processos fáceis e otimizados para todos os públicos e ambientes.
Não podemos esquecer que, graças ao TI e suas soluções para o varejo, as análises e reports de dados foram facilitados. Consequentemente, as estratégias para melhoria de vendas também se tornam mais ágeis e assertivas.
TI e suas soluções para o varejo
Já deu para entender como a TI está transformando o mercado do varejo. Então, a seguir vamos apresentar algumas das tendências mais comentadas no momento e como elas podem ser fundamentais para sua empresa.
1. Big Data
O Big Data é definido por um conjunto de informações complexas e de alto volume. Com tanta informação sendo gerada, consumida e compartilhada a todo o tempo, as tecnologias precisaram encontrar um meio de armazenar, tratar e tornar os dados organizados e úteis.
Com o passar do tempo, os softwares convencionais simplesmente não suportavam a quantidade de dados gerados e essa questão foi resolvida com o desenvolvimento do Big Data.
Essa solução organiza, cruza e torna as informações em material de análise pronto para consumo, capaz de embasar as decisões estratégicas e gerar insights importantes para direcionar as ações do negócio.
2. Meios de pagamento
As novas formas de pagamento popularizaram rapidamente. O uso de PIX, QR Code, aplicativos e objetos por aproximação — como cartão, celular e até mesmo relógios smart — se tornou uma tendência que facilitou e revolucionou totalmente os hábitos de compra.
Já faz algum tempo que as pessoas passaram a circular com menos dinheiro em espécie. As empresas do varejo que não aderirem esses níveis de solução vão acabar ficando para trás, já que o consumidor tem optado por trocas e experiências mais rápidas, seguras e menos burocráticas.
3. Canais omnichannel
Você com certeza já se deparou com o conceito omnichannel no campo das vendas. Essa abordagem nada mais é do que a convergência e integração de todos os canais de comunicação que um negócio dispõe.
É utilizar todos os meios de contato, compra e venda de forma assíncrona a fluída, de forma que o cliente tenha a melhor experiência, independente do canal que escolha usar.
A intenção principal do negócio que deseja se tornar omnichannel é que as pessoas não sejam impactadas por qualquer diferença ao comprar pela loja online ou física, ao conversar com um atendente por telefone ou um robô no chat virtual.
Esse pode ser considerado um dos grandes desafios para a tecnologia moderna e para todo o setor varejista. No entanto, as empresas que dominam as soluções para o varejo desfrutam de benefícios especiais e evoluções exponenciais.
4. IoT
A IoT ou Internet das Coisas é o conceito que define a incorporação e conexão de qualquer dispositivo à internet. Esses itens não precisam se limitam à notebooks, celulares ou computadores, eles podem ser lâmpadas, televisores, cafeteiras e muitos outros objetos inteligentes.
A IoT não serve apenas para cenários tecnológicos super avançados, ela apresenta grande potencial também para o varejo. Soluções de TI que consideram a Internet das Coisas podem ser um atrativo para o cliente nas lojas físicas e um importante meio de coleta para identificar e agir sobre problemas e oportunidades.
Gostou de saber sobre as soluções para o varejo alinhadas à tecnologia? Então, para continuar acompanhando todas as tendências que podem acelerar ainda mais o crescimento do seu negócio, continue navegando pelo nosso blog e leia também sobre as soluções de TI para o setor de serviços financeiros.
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