A decisão de escolha e compra de um bom computador pode levar algum tempo se você considerar todos os modelos disponíveis no mercado. Esse é o momento em que uma infinidade de dúvidas surgem, principalmente para aqueles que não são especialistas no assunto tecnologia.
Uma pergunta recorrente, tanto para as pessoas usuárias quanto para as empresas é sobre qual é o melhor sistema operacional. E, sem dúvidas, esse é um dos itens mais importantes de se avaliar antes de adquirir uma máquina, pois está diretamente relacionado a qualidade, velocidade e desempenho das atividades que poderão ser executadas no computador ou notebook em questão.
Para fazer essa apuração, é preciso considerar algumas várias, tanto do sistema quanto das necessidades do negócio, das áreas e das pessoas que farão uso desse tipo de recurso. Por isso, neste conteúdo, separamos algumas informações essenciais para entender os tipos de sistemas operacionais existentes e como selecionar a melhor opção para sua empresa. Confira!
O que é sistema operacional?
O sistema operacional é um software de gerenciamento dos recursos presentes em uma máquina. Isso inclui arquivos, hardwares, programas e aplicativos que precisam de um meio de interface direta com seus usuários.
Em complemento, o sistema operacional assume a função de executor desses itens em qualquer dispositivo. Além de tudo, ele é o responsável por determinar a performance e desempenho das ferramentas, garantindo que elas sejam utilizadas sem problemas e em sua total capacidade. Por fim, saiba que tudo o que é usado em um computador passa pelo sistema operacional.
Qual é o melhor sistema operacional?
Em qualquer dispositivo, o software mais importante é o sistema operacional. Por isso, entre todas as opções encontradas no mercado, existem algumas que se destacam, como o Windows, Mac OS e Linux. Sem qualquer um destes sistemas não é possível utilizar uma máquina. Eles são os responsáveis por trazer uma interface de interação e funcionamento mais amigável para navegação.
Mas, afinal de contas, qual é o melhor sistema operacional? A resposta para essa pergunta pode depender de alguns fatores. Apesar de a Microsoft estar presente em mais de 80% do mercado de uso de desktop, algumas tarefas podem requerer um sistema operacional diferente.
Para avaliar essa questão, pontuamos aqui quais as principais características, benefícios e desvantagens de cada OS (operating system) para que você realize um comparativo com mais precisão.
1. Windows
O Windows foi produzido pela empresa Microsoft, umas das líderes mundiais quando o assunto é tecnologia, e é o sistema operacional mais usado no mundo. Foram milhões de licenças vendidas desde o início de seus versionamentos, os mais conhecidos são o Windows XP e o Windows 7, mas sua última versão até o momento é a do Windows 10, muito popular em computadores e notebooks.
Esse é o sistema adequado para as empresas e usuários e buscam por facilidade na execução de programas e aplicativos, pois o nível de compatibilidade é com outras ferramentas é alto. Outro ponto relevante é a interface simples e amigável, que se torna acessível até para as pessoas com menos conhecimento em tecnologia.
Outra vantagem do Windows é o custo-benefício. Dentre os sistemas e marcas disponíveis no mercado, mesmo que as grandes empresas de tecnologia ofereçam produtos com preços bastante similares aos da Apple, ainda é possível encontrar máquinas com custo mais baixo.
Por outro lado, ao apontar algumas desvantagens, o Windows é conhecido por ser um dos sistemas operacionais mais vulneráveis. Desse modo, ele está mais suscetível a vírus do que os concorrentes, e por essa razão, o cuidado na execução de certas tarefas e proteção das informações precisam ser ainda maiores.
2. Mac OS
O Mac OS é um sistema exclusivo dos equipamentos da Apple. Portanto, diferente do Windows, que pode ser utilizado em máquinas de outras marcas, é preciso ter um computador dessa marca para utilizar este sistema operacional.
Ele é conhecido por ser o OS mais seguro disponível, com histórico de muito menos ataques de malware do que os computadores com Windows, por exemplo. Além da segurança, esse é o sistema ideal para quem busca inovação, pois possui um design mais moderno e bastante intuitivo.
Outros pontos de destaque é o alto desempenho e facilidade em relação à instalação e execução de programas. O Mac OS oferece um gerenciamento de aplicativos mais simples, com constante atualização das versões de seus aplicativos.
No entanto, entre seus pontos de atenção, este sistema não possui alta compatibilidade com certos programas, como games pro exemplo. Os produtos Apple possuem um custo mais elevado do que os demais e é preciso lembrar que o usuário do Mac OS está restrito ao hardware produzido pela Apple.
3. Linux
O Linux é um sistema conhecido por ter um código livre e aberto. Isso significa que qualquer pessoa que tenha conhecimento de programação pode fazer alterações nele. Ele é um sistema grátis e não possui uma empresa produtora oficial.
Esse é um OS muito utilizado por quem estuda tecnologia e, por ter um grande nível de personalização, não existem muitos vírus que possam atacar esse sistema. Contudo, o Linux não é um sistema de uso simples por ter uma interface diferente e ser um sistema menos conhecido.
Como escolher o melhor sistema operacional para minha empresa?
Com uma melhor noção sobre cada um dos principais sistemas operacionais é possível começar a melhor escolha para a sua empresa precisa.
Antes de qualquer decisão, vale ressaltar que as atividades que os departamentos e times executam no dia a dia precisam passar por um mapeamento e estudo e, só depois disso, será possível identificar as necessidades que a companhia tem para a escolha de um sistema mais assertivo.
Se a sua demanda é para uso de programas muito pesados, para equipes de desenvolvedores ou designers, por exemplo, talvez a escolha de Mac OS seja a melhor. Mas se o dia a dia dos colaboradores depende de tarefas e ferramentas mais simples, o Windows pode atender isso perfeitamente.
Mesmo com essas considerações, lembre-se que o melhor sistema operacional é aquele que atende às suas necessidades da sua empresa e das suas equipes. Por isso, analise o cenário do negócio e, caso ainda tenha dúvida, conte com o apoio do seu suporte técnico ou de especialistas da área.
Uma visão comparativa, não apenas dos sistemas, mas também dos recursos e configurações de uma máquina também fazem toda a diferença no momento da escolha. Um computador com capacidade para armazenar alto volume de informações, arquivos, planilhas e executar outras atividades simultâneas é tão importante quanto considerar um sistema de alto desempenho.
Leave a Reply