Com a chegada de 2023, muitas empresas já começam a ficar atentas as oportunidades e tendências que o novo ano pode trazer. A transformação digital se tornou a principal chave para impulsionar os negócios e o setor varejista é um dos que mais investe em tecnologia para fomentar o sucesso da companhia e facilitar as rotinas e processos.
Uma pesquisa feita pela Cortex, empresa focada em inteligência de vendas B2B, mostrou que o varejo e o setor de serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio. A avaliação foi feita com mais de 230 mil empresas e, dentre elas, cerca de 19 mil utilizam soluções de TI.
Nesse cenário, o setor do varejo é líder no uso de tecnológica, e empresas de acessórios, vestuário, produtos alimentícios e farmacêuticos são alguns dos que mais se destacam. O investimento se dá, principalmente, pela necessidade de ter recursos e soluções que atendam a demandas de clientes, permitindo que as empresas ofereçam aplicações cada vez mais inovadoras.
O novo ano já está aí e é importante ficar por dentro de qual são as tendências de TI para o varejo em 2023. Por essa razão, trouxemos uma lista as tecnologias que prometem impactar o comércio varejista daqui em diante. Boa leitura!
1. Automação de processos
A automação de processos se tornou uma ambição tecnológica em quase todos os negócios, pois é uma prática que facilita as atividades diárias e une todas as outras soluções de TI no varejo. A automação viabiliza entregas mais otimizadas e até mesmo em escala, dependendo do contexto em questão. Ela também facilita a análise de dados, tornando o processo mais estratégico e rápido.
A IoT (Internet das Coisas) também tem relação direta com a automação de processos e, inclusive, está entre as principais tendências de TI para 2023 — não somente no setor varejista. As duas soluções, juntas, prometem gerar ainda mais impacto nos negócios e na vida das pessoas.
De modo geral, o foco em automação auxilia na interação e funcionamento de máquinas e sistemas, dos mais simples aos mais complexos. A tendência é que, com a IoT, a comunicação entre dispositivos torne os processos cada vez mais fáceis.
2. Plataformas em nuvem
As plataformas em nuvem utilizam ferramentas de cloud computing (computação em nuvem) para executar serviços de TI. Basicamente, trata-se do uso de computadores conectados a internet, rede de servidores e outros itens que auxiliam no armazenamento e uso de arquivos e softwares para os trabalhos do dia a dia.
As plataformas na nuvem não são uma novidade. Elas tomaram ainda mais impulso com a situação da pandemia do coronavírus, em que o distanciamento social e o trabalho remoto foram necessários para a segurança de todos. Nesse momento, as pessoas precisavam acessar suas ferramentas de trabalho a qualquer momento e em qualquer lugar, e foi então que as soluções de cloud se tornaram ainda mais essenciais.
Apesar de já estar há algum tempo entre nós, as plataformas em nuvem prometem ser uma tendência ainda mais crescente mais o ano de 2023. A Gartner, empresa especializa em consultorias e pesquisas do setor de TI, divulgou em pesquisa que mais de 50% das empresas usarão plataformas em nuvem para acelerar os processos e iniciativas de negócios até 2027.
No varejo, as plataformas na nuvem tornam as atividades ainda mais ágeis e colaborativas. Com os sistemas integrados, lojas e comércios podem melhorar o processo de vendas e de atendimento ao cliente, por exemplo.
3. Soluções por verticais
São chamadas de soluções verticais todo agrupamento de dados e informações de um setor alocadas na nuvem por seus fornecedores. Isso pode acontecer não somente no varejo, mas também nas áreas de finanças, saúde, agricultura, manufatura e muitas outras.
Aqui, já começamos entender o valor comercial da tecnologia de cloud computing, pois as empresas desejam cada vez menos se preocupar com sua infraestrutura de TI. Além de tudo, a nuvem permitiu a criação dessas soluções verticais para que as empresas ofereçam cada vez mais soluções, softwares e ferramentas por meio dela, a fim de impulsionar a inovação e modernizar os processos antigos.
4. Blockchain
Os métodos de pagamento, de modo geral, são itens bastante afetados pela transformação digital. Dentre eles, o Blockchain ainda é uma novidade — e uma tendência de TI para o varejo e outros setores que promete crescer ainda mais em 2023.
Resumidamente, o Blockchain é uma tecnologia de dados que permite o compartilhamento de informações e, principalmente, a transação das chamadas Bitcoins. Esse é um processo considerado totalmente seguro e transparente, pois as conexões criptografadas permitem operações rápidas e protegidas. Além de tudo, essa tendência evita a recorrência de fraudes, mantendo todos os registro e rastreios de transações.
Assim como vimos até aqui, o Blockchain no varejo pode promover mais segurança e transparência nos processos, ainda mais quando falamos de processos de vendas, supply chain, pagamentos sem intermediários (bancos) e muito mais.
Ao ter função de um livro-razão digital, por exemplo, o Blockchain consegue manter todo controle da cadeia de produção e circulação, desde a administração de inventários até a do produto no cliente final. Grandes redes do varejo, como Amazon e Walmart já são adeptas desse tipo de tecnologia e fazem esse tipo de aplicação com o objetivo de trazer cada vez mais inovação, segurança e agilidade para seus negócios.
Mas e a sua empresa? Já está prepara para aproveitar as oportunidades que essas tendências podem trazer para o futuro? Contar com profissionais e parceiros especialistas em soluções de TI, como a FindUP, podem ser uma ótima pedida para entender quais os melhores investimentos em tecnologia para sua empresa em 2023.
Leave a Reply