A transformação digital revolucionou completamente a forma como utilizamos a tecnologia. As soluções que surgiram ou passaram por todo esse avanço — que ainda é crescente — facilitou a vida de muitas pessoas e negócios.
Nesse meio de aplicações tão diversas, a Internet das Coisas (IoT), que parecia algo tão distante há pouco tempo, trouxe ainda mais possibilidades sobre a forma como nos relacionamos com estes mesmos recursos.
O mercado, de modo geral, tem passado por grandes mudanças estruturais para incorporar esse tipo de tecnologia, até mesmo segmentos considerados mais sensíveis.
Ao entender as oportunidades e toda ajuda que a IoT consegue trazer para o dia a dia, as empresas viram a chance de melhorar seus resultados, enquanto as pessoas perceberam o quanto poderiam otimizar seu tempo e organizar suas rotinas com isso.
Mas afinal, você sabe o que é e como a IoT pode ser aplicada? É exatamente isso o que vamos responder. Neste conteúdo, encontre todas as informações sobre Internet das Coisas que, inclusive, promete continuar sendo uma das mais fortes e principais tendências de TI de 2023. Confira!
O que é IoT?
IoT, sigla que denomina Internet das Coisas, é a tecnologia que promove a conexão entre vários dispositivos, mantendo-os o tempo todo integrados e correspondentes entre si. Esses objetos podem ser programados e utilizados para diversas funcionalidades, desde que estejam devidamente conectados à uma rede de internet.
Muito provavelmente você já utiliza a IoT na sua casa ou no seu dia a dia. Quando controlamos outros dispositivos com o celular, por exemplo, como a TV ou uma caixa de som, isso é Internet das coisas. Ou quando utilizamos assistentes virtuais e reconhecimentos de voz para saber a previsão do tempo e anotar um item na lista de compras virtual, isso também é IoT.
A principal característica dessa tecnologia não é apenas o fato de poder executar coisas que não conseguiríamos sem o seu desenvolvimento, mas também de fazer com que esses objetos sejam capazes de trocar informações e se comunicar para gerar respostas e funções inteligentes — como a simples ação de controlar dispositivos à distância.
Em síntese, a tecnologia IoT nada mais é do que um item que pode se comunicar com outros sistemas usando conexão sem fio (wireless). Vale ressaltar que, ao passo em que a Internet das Coisas evolui, também tem elevado o seu nível de importância entre as empresas, já que os processos podem se tornar mais rápidos, inteligentes, otimizados e econômicos com a aplicação dessa tecnologia.
Além da capacidade de gerenciar e monitorar objetos à distância, os dados coletados por estes recursos podem ser utilizados para entender e criar as condições ideias para uma cadeia operacional, por exemplo.
Apesar de ser mais comum nas rotinas corporativas, varejo e indústrias, a IoT também tem sido bastante aplicada nos segmentos financeiros, de saúde e áreas consideradas mais sensíveis. A exemplo disso, podemos citar aparelhos que já monitoram a saúde de pessoas com condições mais delicadas ou de idade avançada.
Hoje, as organizações já pensam e se preparam para adaptar sua infraestrutura de TI para fazer uso da IoT. E, mesmo as empresas de pequeno e médio porte, conseguem se aproveitar das vantagens que os recursos básicos aos quais essa tecnologia pode ser aplicada podem entregar.
Aplicações da IoT no dia a dia
Apesar dos exemplos que vimos até aqui, as aplicações da IoT são variadas. Elas abrangem diferentes áreas, setores e segmentos de mercado. Por isso, trouxemos algumas das principais aplicações da Internet das coisas no dia a dia da sociedade e nas empresas.
1. Casas e cidades
A ideia de casas e cidades inteligentes é um assunto em discussão há algum tempo. Esse conceito nada mais é do que tornar todos os aparelhos domésticos, produtos, serviços e funcionalidades urbanas interconectados por meio de uma rede de internet.
A prática da casa inteligente é um dos cenários mais presentes na vida das pessoas atualmente. Lâmpadas que acendem ou apagam à distância e com comandos simples, geladeira ou ar condicionado que podem ser controlados da mesma forma são apenas alguns dos muitos exemplos que temos.
2. Veículos
A IoT também já faz parte do setor automobilístico. Os carros inteligentes melhoram a experiência do usuário com a aplicação dessa tecnologia em suas funções internas. Isso pode impactar questões de manutenção, conforto e operação do veículo. Alguns já usam sensores de bordo, mas as grandes marcas ainda estão trabalhando para evoluir esse recurso nos automóveis.
3. Varejo e indústria
No varejo e na indústria também se tornou mais comum o uso da IoT. A experiência de compra, atendimento e consumo nas lojas é um dos fatores com os quais a Internet das coisas mais contribuiu. Com o uso de smartphones, os varejistas ainda podem manter todo controle de operações, estoque e vendas na palma da mão. Também, é possível permanecer ainda mais conectado com compradores e fornecedores, de acordo com suas necessidades e demandas.
Na indústria, a IoT aplicada a softwares e sensores auxiliam no desenvolvimento de novos equipamentos, melhorando questões de automatização e aumento de eficiência da cadeia produtiva. Os processos de qualidade e controle também podem ser positivamente impactados pela Internet das Coisas.
4. Wearable
Wearables são tecnologias que coletam dados sobre o indivíduo com o objetivo de analisar e dispor informações relevantes. A exemplo disso temos os smartwatches, que fornecem informações diárias sobre condicionamento saúde, físico e muito mais. A ideia central do wearable é criar dispositivos de fácil uso para atender as demandas do dia a dia.
5. Agricultura
O acesso a tecnologias que aceleram as produções agrícolas é globalmente fundamental. As empresas e governos precisam contribuir com o fornecimento de técnicas que ajudem os agricultores a atender a demanda de alimentos mundial.
Nesse cenário, a IoT aplicada a ferramentas que ajudam no controle de água ou detecção de nutrientes e umidade do solo, por exemplo, são apenas algumas das ações que podem trazer alto retorno de investimentos .
Leave a Reply