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Como organizar a infraestrutura de TI em loja?

A crescente necessidade que as empresas passaram a ter das tecnologias gerou ainda mais investimento na infraestrutura de TI. Qualquer empresa, independentemente do segmento ou porte, precisa garantir o mínimo de recursos que assegurem a eficiência de seus processos, e é justamente em prol disso que as ferramentas e soluções da estrutura de TI precisam ser estrategicamente selecionadas.

Apesar de ser um conceito muito mais em alta no universo corporativo, o investimento em recursos de TI no varejo pode ter um grande impacto nos resultados financeiros do empreendimento. O uso correto da tecnologia nas lojas facilita a geração e acúmulo de receitas, mantém os times de vendas mais integrados e melhora os processos de gestão.

Dessa forma, a tecnologia consegue ajudar no atingimento de metas e no aumento da velocidade de toda cadeia operacional. Seu uso permite que as lojas sejam gerenciadas com a flexibilidade necessária para criar estratégias de mercado que se adaptam rapidamente às mudanças no cenário econômico. No entanto, todas as soluções, processos e aparatos tecnológicos de uma infraestrutura de TI precisam ser devidamente selecionadas e organizadas de forma que atendam às necessidades do negócio.

Neste caso, saber quais são as abordagens mais adequadas para quem busca investir em TI no varejo é extremamente importante. Por isso, trouxemos um conteúdo repleto de informações que vão ajudar você a entender como organizar a infraestrutura de TI para uma rede de lojas.

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI pode ser definida como um conjunto de aparatos, produtos e serviços que possibilitam que as atividades do setor e de todas as outras áreas de uma empresa sejam realizadas. Em síntese, ela é a base para o funcionamento de qualquer negócio com sistemas de operação digitalizados e estratégicos.

Dos equipamentos físicos até os programas, softwares e todo serviço prestado por um profissional de TI para instalar e manter tudo em pleno funcionamento, seja em grandes ou pequenas empresas, ter uma infraestrutura de TI organizada é essencial para manter uma organização competitiva no mercado e garantir eficiência nos processos.     

A importância da infraestrutura de TI no varejo

Assim como a TI se tornou comum e fundamental para diversos processos de venda e em vários segmentos, também é normal que os varejistas busquem por novas tecnologias com o objetivo de oferecer novas e melhores experiências para seus clientes.

Para garantir isso, ter uma boa infraestrutura de TI é fundamental para suportar as demandas emergentes. É preciso contar com inovações e facilitadores que fidelizem pessoas e, principalmente, atraiam novos clientes. Pois, cada vez mais, o digital tem se tornado primordial para oferecer serviços e produtos melhores, fortalecer as marcas e criar oportunidades de negócio.

Nas redes de lojas, ter uma infraestrutura de TI significa ter estratégia e diferencial frente às outras opções do mercado. Atualmente, além de preço e qualidade, os consumidores valorizam a experiência única — que engloba questões de facilidade, atendimento, relacionamento e muito mais.

Ainda, a tecnologia é capaz de aumentar expressivamente a eficiência operacional dos varejistas, se tornando um recurso de crescimento e expansão fundamental para qualquer empresa.

Como organizar a infraestrutura de TI para uma rede de lojas?

Como vimos até aqui, para que todos os benefícios das tecnologias sejam bem aproveitados é preciso ter uma infraestrutura de TI organizada. Para isso, você pode se concentrar em alguns passos básicos no processo de construção dessa estrutura em uma rede de lojas. Confira!

1. Escolha softwares e hardwares integrados

O bom funcionamento de uma ferramenta de software, assim como o hardware a ele integrado, depende diretamente da compatibilidade do sistema com o dispositivo em que ele é executado.

Para atingir o máximo desempenho e, simultaneamente, eliminar falhas operacionais, o gestor e toda sua equipe devem investir em soluções de TI de acordo com o perfil da infraestrutura do empreendimento. Desse modo, erros podem ser evitados, oferecendo a capacidade de cada profissional focar em sua função de maneira mais estratégica.

2. Tenha um bom sistema de gestão integrada

O sistema de gestão integrada, também chamado de ERP, atua como um ponto de acesso, modificação e remoção de dados sobre processos corporativos, como os de logística e vendas, por exemplo.

Na área de vendas, o seu uso é muito importante, pois melhora o acesso a informações e a criação de estratégias de vendas. Com uma visão ampla sobre o histórico de vendas de cada produto, as lojas podem criar processos de maior impacto. Ao mesmo tempo, eles são executados com menos erros e mais agilidade, algo que pode apoiar na fidelização de clientes e ampliar a receita adquirida a médio ou longo prazo.

3. Utilize aplicativos para melhorar a comunicação interna

O investimento em ferramentas de TI que tornam a comunicação entre os times de vendas mais ágil e eficaz pode ter um grande impacto nos resultados financeiros do empreendimento. Quando os vendedores têm a possibilidade de trocar informações por meio de ambientes seguros a venda de produtos torna-se mais eficiente.

A exemplo disso, se uma loja não possuir uma mercadoria, mas o vendedor conseguir verificar informações de estoque ou unidades que tenham os produtos, ele pode direcionar o consumidor a adquirir o que procurar de outra forma, reduzindo as chances da transação não ser finalizada.

4. Implemente indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho podem ser utilizados para que o negócio consiga analisar com precisão a performance de ferramentas internas e, assim, avaliar quais são os pontos positivos e os processos que necessitam de melhorias.

KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho como o de disponibilidade de sistemas, tempo médio de atendimento e número de falhas podem direcionar investimentos e melhorias para as políticas de gestão. Consequentemente, o negócio pode criar fluxos de otimização contínua para a sua infraestrutura.

5. Conte com soluções e serviços especializados

Por fim, escolher os recursos e soluções que farão parte da sua infraestrutura de TI não é tarefa fácil. É preciso considerar o seu contexto de negócio e as maiores necessidades da sua rede de lojas.

Hoje, existem inúmeras formas de fazer isso de maneira rápida e eficiente. Empresas de todos os portes, por exemplo, contam com a terceirização dos serviços de TI — e na maioria das vezes isso inclui a estruturação e gestão de toda a tecnologia.

A FindUP é uma das parceiras especialistas com mais experiência quando o assunto é resolver problemas de TI com soluções tecnológicas. Basicamente, ao terceirizar esse serviço, o objetivo é centralizar toda a responsabilidade de organizar sua infraestrutura de TI na mão de especialistas — e assim conseguir focar em demais áreas importantes da sua empresa.

Nesse cenário, existem diversas soluções que podem ser cruciais para manter sua infraestrutura e evitar problemas futuros. Por exemplo, a própria FindUP aloca profissionais de TI em tarefas e projetos de acordo com a sua necessidade, e pode ser uma opção econômica para quem busca uma equipe multidisciplinar, mas não consegue desembolsar muito dinheiro.

Ainda, vale considerar soluções como manutenção preventiva, ou até mesmo terceirizar profissionais para fazer a gestão dedicada para a fila de chamados de TI e demandas da empresa. Essas são apenas algumas das muitas soluções que podem compor a sua infraestrutura de TI na organização da gestão das tecnologias de uma rede de lojas.

Ao adotar novas soluções de TI para o varejo, o gestor deve avaliar se a infraestrutura de rede precisa ser redimensionada. Toda aplicação que utiliza dados contribui para o sobrecarregamento da rede e, nesse sentido, a expansão ou a otimização dos aparatos e sistemas são estratégias simples, mas que se bem adotadas podem impedir uma série de problemas.

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