As funções do setor de TI têm passado por grandes transformações. O que antes era encarado apenas como equipe de suporte, hoje é considerado um dos pilares mais importantes de uma organização. A área de Tecnologia da Informação é a principal responsável pelos recursos e ferramentas capazes de organizar e otimizar os processos de trabalho. Além disso, são diversas as soluções capazes de contribuir para redução de custos e entregas cada vez mais assertivas.
Por estas e outras razões, as companhias têm investido fortemente em ações para integrar o setor de TI com as demais áreas da empresa. Desse modo, o departamento de tecnologia deixa de ser apenas um receptor ou fornecedor de demandas e passa a trabalhar de maneira conjunta, a fim de gerar mais valor para o negócio.
Hoje, o trabalho colaborativo se tornou um dos principais motivadores para empresas que desejam se tornar mais competitivas no mercado. A busca pela integração de disciplinas é um método de organização interna para se encontrar novas formas de crescer.
No entanto, ainda vale ressaltar a importância desses níveis de aproximação, pois muitas áreas ainda desconhecem as reais vantagens disso. Afinal, qual é a relação do setor de TI com os outros departamentos da empresa? Como isso pode impactar no planejamento e resultados de negócio? E o que fazer para integrar a rotina dos profissionais de Tecnologia da Informação com as outras equipes? Confira mais informações nessa leitura!
A importância de uma empresa integrada
Pensar na gestão empresarial integrada pode ser um grande desafio. Entretanto, o prejuízo de organizações com uma forte política de departamentalização é ainda mais complicado de se resolver. A falta de diálogo entre os times, os conflitos de projetos, erros e refações são apenas alguns dos diversos entraves que os trabalhadores da sua companhia podem enfrentar.
Áreas integradas não trazem apenas benefícios financeiros. Elas alcançam metas de forma acelerada, transformam as relações de trabalho, fortalecem o engajamento das pessoas, além de impulsionarem os processos de inovação e crescimento do time.
Esse formato também é vantajoso para os tomadores de decisão. Quando os gestores organizam e incentivam equipes integradas e multidisciplinares se torna mais simples a colaboração entre as próprias lideranças. Isso fomenta a sinergia entre as áreas e fortalece a importância de todos trabalharem em prol de um objetivo em comum.
Por que integrar o time de TI com as demais áreas da empresa?
As transformações digitais tornaram o setor de TI protagonista em quase todas as empresas. No contexto em que as organizações estimulam cada dia mais o uso de soluções tecnológicas no cotidiano de suas áreas, se torna essencial ações que diminuam a distância entre o TI e os demais departamentos da companhia.
Com este tipo de iniciativa, os profissionais do setor compartilham e têm acesso mais rápido às informações e necessidades de seus stakeholders, fortalecem o fluxo do controle de dados e segurança de sistemas e identificam oportunidades de projetos integrados que poderão acelerar o alcance das metas de negócio.
Um setor de TI integrado as demais áreas da empresa consegue ter visão global de onde aplicar investimento e esforços em inovação. Também, se cria um ambiente de monitoramento para gerar soluções e atendimentos mais rápido e, consequentemente, colaborando para o aumento de produtividade dos times. Além de tudo, os departamentos podem ser os principais contribuintes na geração de dados e insights que poderão ser transformados em estratégia.
Vale lembrar que as empresas que não contam com um setor de TI próprio ou alocado no ambiente corporativo, conseguem gerar resultados a partir das integrações de TI terceirizadas. Empresas especializadas no segmento podem administrar e analisar todas as necessidades de integração para oferecer as soluções ideais para o seu negócio.
Como integrar o time de TI com as outras áreas do negócio?
Notou como são diversos os argumentos que favorecem a integração da TI à outras áreas da empresa? Mas, se tornar uma área ainda mais estratégica pode exigir alguns passos que facilitarão este processo. Por isso, separamos algumas práticas que você pode considerar na hora de integrar os departamentos da sua companhia. Confira:
1. Estabeleça objetivos em comum
É comum que diferentes áreas de uma empresa possuam objetivos distintos. No entanto, é importante lembrar que a maioria deles estão interligados a um propósito em comum que é, geralmente, as metas de lucratividade da organização.
Planejamentos compartilhados e esforços unidos do início ao fim de projetos e processos entre áreas podem identificar objetivos em comum e identificar formas de impulsionar o alcance de metas específicas de cada área. Essa prática pode acelerar o alcance de resultados de todos os lados.
2. Use canais de comunicação integrados
Integração não existe sem comunicação. O diálogo é o primeiro e principal exercício de colaboração entre equipes que pretendem se ajudar. Por isso, crie e estimule o uso de canais de comunicação integrados.
Essa é uma aplicação ainda mais necessária no cenário atual. Com o modelo de trabalho à distância impulsionado pela pandemia da Covid-19, as ferramentas integradas de trocas de informação se tornaram imprescindíveis, mas também se faz uma solução essencial para ajudar na integração entre os setores, mesmo no contexto de trabalho presencial.
3. Estimule projetos interdisciplinares
Promover trabalhos colaborativos é a oportunidade de outras áreas conhecerem mais sobre as funções e principais dificuldades que o setor de TI enfrenta e, desse modo, incentivar a colaboração entre os profissionais com ideias, soluções e ações que poderão resolver um problema ou identificar oportunidades.
Times multidisciplinares são sempre uma boa decisão. A integração entre setores pode fazer total diferença para o crescimento do negócio e os profissionais de TI, quando amparados pela modernidade das soluções que administram e pelo suporte de todos os públicos da empresa, podem desenvolver projetos e entregas de grande valor para o segmento e toda organização.
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