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A importância da apresentação pessoal no atendimento ao cliente

apresentação pessoal

Existem muitos fatores na relação com o cliente que fazem toda a diferença no momento de proporcionar uma boa experiência de contato — e a apresentação pessoal é apenas uma delas. A imagem de uma pessoa é tão importante quanto o tratamento que você proporciona ou o vocabulário que utiliza. Por exemplo, a sua articulação verbal pode ser fantástica, mas se a sua imagem não está alinhada ao seu discurso você pode correr um risco implícito.

A apresentação ou imagem pessoal é um conjunto de elementos da nossa aparência que podem ser notados no dia a dia, como cabelo, roupas, barba, calçados e outros. A postura corporal e as gesticulações também compõem esse grupo de coisas que podem transmitir algum tipo de comunicação ou impressão sobre você, mesmo sem reproduzir nenhuma palavra.

Já ouviu falar que, na maioria das vezes, a primeira impressão é a que fica? Mesmo sem qualquer contato, um cliente pode tirar conclusões e ter impressões sobre você apenas observando — e isso acontece com mais frequência do que se imagina, com qualquer pessoa.

Por essa razão, selecionamos algumas dicas e informações que vão ajudar você a cuidar da apresentação pessoal e entender como o cuidado com sua imagem é importante no atendimento ao cliente. Confira!

Como a apresentação pessoal pode interferir no atendimento ao cliente?

Muitas coisas interferem no ânimo das pessoas. É muito comum que o estado físico e emocional reflita a comunicação do nosso corpo. Se você passou por um dia exaustivo ou uma noite mal dormida, é bem provável que a imagem transmitida ao longo do dia seja de desânimo, cansaço e descuido.

Não que isso seja um total problema, mas o cuidado com a apresentação pessoal pode transmitir outra sensação no contato com o cliente, mesmo passando por situações como essa. Independente da profissão ou função exercida, a imagem pessoal se torna quase um fator de respeito e cuidado consigo mesmo e com as pessoas do seu ambiente social e profissional.

apresentação pessoal

É incontestável que um cliente sempre presará pelo atendimento competente, rápido e educado, que solucione de fato o que ele precisa. No entanto, contido de diferentes formas no modo de se relacionar de cada pessoa, a apresentação pessoal pode interferir de diversas maneiras. Ela pode estar relacionada:

  • ao uso de roupas adequadas, de acordo com ambiente, ocasião ou momento;
  • aparência física, como cabelos, unhas e barba;
  • higiene pessoal;
  • e até mesmo a limpeza e organização do local e equipamentos de trabalho.

De modo geral, a apresentação pessoal se torna importante tanto para o profissional quanto para empresa que representa. A imagem transmitida pode representar definições prévias sobre a impressão que o cliente forma da pessoa e do negócio. Todas as posições precisam se preocupar com esse tema, seja um analista que conversa por videochamada, um técnico parceiro que atende o cliente em local físico ou um gerente que recebe fornecedores diariamente.

4 dicas para melhorar sua apresentação pessoal

Em casos como estes, saiba que é totalmente possível ter cuidados e posturas básicas na rotina que vão ajudar na melhor projeção e apresentação pessoal no momento do atendimento ao cliente. A seguir, listamos algumas dicas que poderão orientar você no cuidado com a imagem pessoal.

1. Entenda a empresa que você representa

Estar alinhado a imagem profissional que a sua deseja passar pode ser um primeiro passo importante e essencial para cuidar da apresentação pessoal. Para isso, entenda seus valores e seus métodos de comunicação, converse com profissionais que podem ajudar você nesse posicionamento, como seus líderes e parceiros diretos, especialistas de marketing, vendas e outros.

Com esse tipo de informação em mente você saberá que imagem deseja refletir no seu contato com o cliente. É possível que existem grupos de pessoas da companhia que você pode tomar como referência de vestuário e comportamento. Além disso, conhecer o ambiente empresarial em que se encontra para a realização de um serviço também pode colaborar com essas escolhas.

2. Cuide da aparência

Dica básica: sua apresentação pessoal também está relacionada a sua imagem e, por isso, é importante cuidar bem da aparência. Isso inclui a escolha e limpeza de vestimentas, higiene pessoal e diversos elementos que compõe esse conjunto de coisas sobre você que também comunicam cuidado e zelo, como cabelo, adereços, unhas, barba, perfume, entre outros.

3. Prazos e pontualidade

Atitudes e compromisso também podem espelhar o modo como as pessoas enxergam você. A pontualidade, por exemplo, faz parte da sua apresentação. Busque chegar no horário ou com algum tempo de antecedência, considerado o surgimento de possíveis imprevistos, como trânsito e outros acontecimentos.

Além dos horários, o compromisso assumido com a entrega do trabalho também representa o nível de responsabilidade que o profissional e sua empresa possuem. Para prestadoras, por exemplo, o cumprimento de prazo é um dos principais diferenciais em relação à concorrência e zelar por isso é um dever da organização, de seus colaboradores e parceiros. 

4. Comunicação e tratamento pessoal

Por fim, ao considerar todo o conjunto de elementos da apresentação pessoal, nunca se trata apenas da aparência física. É preciso estar preparado em todos os aspectos, inclusive quando falamos de comunicação e tratamento pessoal.

Todos esses itens, juntos, podem demonstrar respeito, cuidado e confiança ao cliente. Estar preparado para lidar com imprevistos ou trazer soluções diante de problemas não mapeados também pode ser um meio para expor ideias e irradiar a segurança que sua empresa e você proporcionam no trabalho.

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