Nos últimos anos, a terceirização de serviços tem se tornado uma decisão cada vez mais estratégica para empresas de todos os tamanhos e setores, pois, além de representar economia de custo, as companhias passam a contar com parceiros especialistas e centralizar atividades essenciais para focar no core business.
No entanto, vale ressaltar que essa escolha precisa considerar muitos fatores importantes e um deles é a capilaridade empresarial, um conceito indispensável quando o assunto é abrangência da prestação de serviços.
Esse item específico interfere em todos os indicadores do fornecedor, desde a absorção de demandas ao tempo de resposta, solução e qualidade do trabalho desempenhado. Por isso, entender sobre capilaridade permite que a sua empresa realize escolhas seguras, sem colocar em risco o investimento feito e entrega das soluções contratadas.
Se você quer saber mais sobre o tema, preparamos uma material completo para explicar o que é a capilaridade empresarial e por que ela é importante para o seu negócio.Boa leitura!
O que é capilaridade?
A capilaridade é o termo que representa a cobertura de uma organização sobre seu mercado. Se existe grande abrangência territorial na atuação do negócio, maior é o número de clientes que poderão ser atendidos.
Além de tudo, a capilaridade também se tornou um fator de competitividade, visto que as empresas desejam estar cada vez mais acessíveis para seus públicos. Desse modo, quando começamos a tratar de capilaridade no âmbito empresarial, ela tem como principal objetivo ampliar a aproximação com seus consumidores e, nesse momento, se torna um fator de análise ainda mais importante.
Ao tratar de capilaridade empresarial, quanto mais um negócio consegue ampliar sua atuação, maior é a sua capilaridade. Quando é dito que uma empresa possui alta capilaridade, isso significa que ela é capaz de atender muitos clientes sem diminuir a qualidade das entregas. Esse fator pode influenciar também na quantidade de demanda com a qual um fornecedor pode lidar.
A capilaridade empresarial pode ser um dos pontos-chave para a conquista de novos clientes e expansão das vendas. Alguns exemplos comuns são as empresas de fast food ou varejistas, que ganham capilaridade a cada nova filial aberta em estados, cidades e até países diferentes.
Mas, além de produtos físicos, os serviços também podem possuir capilaridade. A própria FindUP, com um portfólio repleto de soluções para o setor de tecnologia, possibilita que as empresas contem com técnicos em TI em qualquer lugar do país graças a alta capilaridade de profissionais disponíveis.
Por que a capilaridade empresarial é importante?
Até aqui, entendemos que uma das principais considerações sobre a capilaridade empresarial é a capacidade que uma companhia pode ter ao lidar com alto volume de demandas, independente da carga de trabalho. Além desse ponto, avaliar a capilaridade empresarial é uma ação importante pois:
- garante que todas as demandas e necessidades da empresa serão atendidas;
- cumpre com SLA estabelecido entre contratante e prestador do serviço;
- facilita a integração das áreas e do negócios, mesmo que exista diferenças entre os perfis operacionais;
- conta com profissionais especialistas e capacitados em qualquer localidade;
- centraliza a operacionalização e a gestão do trabalho terceirizado em um único fornecedor;
- tratado-se de itens físicos, permite a reposição de peças e equipamentos rapidamente em diferentes regiões.
Contar com essa capacidade de atendimento também demonstra o quanto um negócio é capaz de se tornar escalável, pronto para se adaptar a mudanças, desafios e novos cenários, mas tudo isso sem deixar a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos de lado.
Como garantir capilaridade empresarial para o seu modelo de negócio?
Afinal, o que considerar para evoluir na capilaridade empresarial? Saiba que existem alguns direcionamentos que você pode considerar nesse processo, envolvendo preparação e um bom planejamento.
Primeiro, qualquer importante decisão de negócio começa com uma boa análise de cenários, seja ela interna ou externa ao negócio. Comece identificando necessidades e características dos seus públicos, das áreas ou filiais e clientes que precisam de suporte. Mapeie as demandas e entenda o que de fato sua empresa fornecer ou buscar em um parceiro.
Esse também um passo essencial para estruturar um bom planejamento de expansão. Aqui, a organização precisa levantar os recursos que possui e tudo o precisará para iniciar qualquer ação de capilaridade. Só a partir de então será possível organizar o escopo e estrutura de serviço que será capaz de diversificar a abrangência do atendimento que a sua empresa oferece.
Outro item importante na hora de garantir a capilaridade empresarial é o cuidado com o atendimento e o relacionamento. Manter a abrangência do negócio exige a conquista de novos clientes e a permanência dos consumidores fieis.
Por fim, com a empresa ou prestadores de serviços finalmente espalhados por todas as regiões foco. o seu negócio precisa estar realmente preparado para atender à demanda. Para isso, forneça todos os recursos e ferramentas necessários para que sua equipe desempenhe o melhor trabalho.
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