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Atacado e Varejo: o que é e qual a diferença entre eles?

atacado e varejo

Tanto o atacado quanto o varejo possuem grande importância no desenvolvimento da economia brasileira. Ambas modalidades de comércio fazem parte de um dos setores que mais cresce no país: o setor terciário — atribuído a venda de bens de consumo e serviços.  

Para se ter dimensão da sua relevância, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em 2018 dados de histórico sobre o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) impactado pelo crescimento do terceiro setor, que de 1997 para o ano de pesquisa em questão passou de 69% para 73%.  

Em contrapartida, nos últimos quatro anos, o mercado se viu em um cenário de grande preocupação devido à pandemia da Covid-19. Apesar disso e de todas as dificuldades, pesquisas também mostraram que o setor varejista e atacadista não se inibiram diante da situação. Publicada em 2022, outra pesquisa do IBGE constatou que o atacado cresceu 7,1% em 2021, enquanto o varejo aumentou 1,4% no mesmo ano.  

Até aqui já deu para entender a importância que os dois modelos têm para a economia nacional, certo? Mas, apesar disso, você sabe como de fato eles funcionam? Para isso, trouxemos nesta leitura todos os detalhes sobre o que é e qual a diferença entre atacado e varejo. Confira!  

O que é atacado e como funciona? 

O atacado ou comércio atacadista tem como principal característica a venda de produtos em grande quantidade. O público desse modelo de negócio são outras empresas e revendedores que compram em grande escala — e não exatamente o consumidor final. Em resumo, o atacado tem como objetivo fornecer produtos para a pessoa jurídica.  

O grande volume de venda e compra de produtos de atacadistas permite que eles trabalhem com preços menores, já que geralmente comercializam em lotes ou fornecem produtos direto da fábrica. Desse modo, os preços podem chegar a ser até 50% menores em comparação ao varejo. 

Na prática, o atacadista sempre negocia e recebe os itens direto com o produtor, adquirindo e fornecendo em grande quantidade para revenda. Por exemplo, um mercado atacadista compra um alto volume de barras de chocolate e também vende em grande escala para pequenos mercados, padarias, confeitarias ou locais que fornecerão o produto para o consumidor final. 

O que é varejo e como funciona? 

Por outro lado, o varejo comercializa os produtos em pequena escala. É ele que, na maioria das vezes, adquire sua mercadoria no atacadista. Aqui, tanto o volume de compra quanto de venda será menor que o do atacado, pois o público-alvo do varejo sempre será a pessoa física ou consumidor final.  

Por comprar em atacado, é comum que as lojas e comércios do varejo adquiram seus produtos com algum desconto e revendam a preços mais elevados para seus clientes. Essa base de cálculo por variar de acordo com segmento e, principalmente, região (comércio local). Alguns exemplos de varejistas são lojas de roupas, supermercados, livrarias, farmácias, etc.  

Quais as diferenças entre atacado e varejo? 

Como você pode notar, existem muitas relações e diferenças entre  tacado e varejo, mas a principal delas está relacionada a quantidade de produtos para compra e venda. No entanto, apesar de evidenciar vários pontos de diferença ao longo das definições de conceito de mabas modalidades, trouxemos uma lista ccom as diferenças entre eles em cada tipo de negócio. 

  • Quantidade: Como mencionado, enquanto o volume de compra e venda do atacado é alta e em grande quantidade, a do varejo é baixa. O Varejista pode até adquirir produtos para revenda em quantidade maior, mas sempre os fornecerá em unidades para o consumidor final.  
  • Preço: O preço no atacado sempre será menor que no varejo, justificada pela compra de grande quantidade.  
  • Público: O atacadista foca na venda para outras empresas e o varejo diretamente pessoas físicas.  

Essas são algumas das diferenças que mais se destacam quando falamos de atacado e varejo, mas ainda existem outros fatores que vão se distinguir e impactar as decisões de negócio quando tratamos dos dois formatos, como a localização, o segmento e até mesmo a concorrência.  

Ainda, existem muitas vantagens quando tratamentos de atacado e varejo. Ambos fortalecem o empreendedorismo e são responsáveis pela geração de muitos empregos no Brasil.  

O varejo se beneficia pelo excelente desempenho do setor, pois é o modo canal principal de aquisição de produtos pelo consumidor final. E, nesse caso, se o planejamento e estratégia de negócio estão bem definidos, é certo que a geração de receita será a consequência positiva esperada. A melhor margem de lucro pela venda de produtos com preços mais elevados é outra vantagem para as empresas.  

O atacado possui perspectivas de faturamento mais seguras em função das relações comerciais mais estáveis com outras empresas Nesse modelo, as previsões financeiras são mais factíveis e o ticket médio geralmente é mais alto, já que aqui estamos falando da transação de grandes quantidades de mercadorias.  

Basicamente, o atacado e o varejo são modalidades vantajosas. A atuação de ambos pode variar de acordo com o segmento ou produto comercializado, o perfil do empreendedor ou diante de questões muito específicas — como o que aconteceu durante a pandemia do Coronavírus —,  mas os benefícios sempre serão bastante evidentes.  

Importância da tecnologia no atacado e varejo 

Não poderíamos deixar de trazer a relação de evolução que o atacado e o varejo têm com a tecnologia. As novas demandas do mercado de consumo exigem que a cadeia produtiva tenha ferramentas e sistemas capazes de otimizar e sustentar cada vez mais as operações desse setor. 

Tanto no atacado quanto no varejo existem diversas práticas que dependem do uso da tecnologia para realizar as tarefas básicas do dia a dia, como controle de estoque, processo de vendas, integração de dados entre loja física e e-commerce, e muito mais.  

Além de tornar os processos mais padronizados, o uso da tecnologia no atacado e varejo traz ganhos para economia de custo e aumento da produtividade. Por isso, se você deseja transformar os resultados do seu negócio com o uso da tecnologia, vale consultar parceiros especialistas, como a FindUP, ou investir em uma equipe de TI que consiga atender as demandas da sua empresa.  

Atacado ou varejo: qual a melhor modalidade? 

Por fim, sempre fica a questão: qual a melhor modalidade, atacado ou varejo? O ideal é que você considere todos os fatores que detalhamos até aqui, mas também não se esqueça de observar todas as informações que o mercado fornece, como as tendências e o crescimento do setor.  

De modo geral, a melhor modalidade para você dependerá dos seus objetivos. O fator de maior importância é sempre contar com uma estratégia bem definida e ter um bom planejamento para estar preparado para os desafios do mercado.  

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