Todo e qualquer recurso de uma empresa precisa ser bem administrado. Nos dias de hoje, isso não é apenas uma questão de economia de custos, mas também de se ter os recursos sempre seguros e disponíveis para garantir a execução dos trabalhos do dia a dia.
Com a tecnologia assumindo um papel estratégico no mercado, o investimento no setor também aumenta e, consequentemente, a gestão dos recursos de TI deve ser feita de maneira eficaz e estar entre as prioridades de qualquer empresa.
Isso significa que os cuidados com equipamentos, materiais, sistemas e até mesmo profissionais que, de modo geral, compõem a infraestrutura de TI precisam ser selecionados e organizados de acordo com as necessidades da empresa para garantir a continuidade dos processos internos. Tudo isso evita que problemas recaiam sobre as tarefas da área e de setores dependentes dela, impactando negativamente a produtividade e os resultados da organização.
Garantir a boa gestão dos recursos de TI é uma iniciativa que precisa ser muito bem definida, partindo de políticas, boas práticas e processos padronizados. E, para saber como fazer isso da melhor forma, você pode conferir neste conteúdo todas as informações sobre o que é e como gerenciar os recursos de TI de uma empresa. Boa leitura!
O que é gestão de recursos de TI?
Um recurso de TI é, basicamente, todo item necessário para executar qualquer tarefa do setor e gerar um resultado final para o negócio. Isso pode incluir pessoas ou bens, como máquinas, softwares e outras ferramentas, fornecedores e até mesmo capital alocado no departamento. Dessa maneira, a gestão de recursos de TI serve para organizar e administrar tudo o constitui a infraestrutura dessa área.
Ela se concentra em encontrar as melhores soluções tecnológicas para a empresa com base no planejamento e no gerenciamento estratégico, garantindo que todos os recursos necessários e envolvidos nos processos alcancem seus objetivos de maneira eficaz.
Além de tudo, essa gestão estratégica permite a análise dos recursos existentes para que novas oportunidades de negócios sejam identificadas ou até mesmo geradas. Dependendo das políticas da empresa e do escopo designado ao setor de TI, o processo de gestão de recursos do departamento pode englobar:
- gerenciar as informações e dados da companhia;
- melhorar o retorno de investimento em tecnologia;
- administrar e permitir o acesso às tecnologias;
- otimizar as operações do negócio;
- indicar as melhores soluções conforme a demanda.
De modo geral, uma gestão de recursos de TI eficiente pode ajudar a organização a tomar decisões mais assertivas sobre o investimento, adoção e uso de novas tecnologias — ou até mesmo apontar quais delas se deve abrir mão.
Como gerenciar os recursos de TI da empresa
Para garantir que os recursos de TI de uma empresa sejam bem gerenciados, as lideranças, o setor e até mesmo prestadores de serviços da área precisam estar alinhados com os objetivos do negócio. No entanto, algumas boas práticas e definições são fundamentais para garantir o sucesso dessa atividade. Confira!
1. Tenha um planejamento guiado por metas
Ter clareza das metas e objetivos da empresa é, sem dúvidas, um dos primeiros passos para uma boa gestão de recursos de TI. Entender o papel e as contribuições do setor de tecnologia para o negócio dará mais clareza sobre como utilizar e alocar os recursos da área de forma que atenda a todas as demandas.
2. Mapeie os processos impactados
Saber quais processos, pessoas e departamentos dependem dos recursos de TI também é importante para conseguir gerenciá-los. Desse modo, você saberá quais deles têm impacto direto nas metas da empresa e, assim, fazer com que suas etapas não sofram com erros ou falhas — mas caso isso ocorra, saberá que deve priorizá-los.
3. Tenha uma política de governança
A gestão e a governança de TI são conceitos confundidos com frequência. São práticas diferentes, mas que se complementam, pois enquanto a gestão de TI foca no uso das tecnologias do dia a dia da empresa, a governança de TI concentra-se em um nível de trabalho mais estratégico, elaborando diretrizes e estabelecendo planejamento.
Assim, para ter uma gestão de recursos de TI eficiente, é preciso que todos os departamentos estejam alinhados com os objetivos do setor e, acima de tudo, com as metas da empresa.
4. Faça uma análise de demandas e capacidade
Basicamente, esse é o momento de saber como está a situação de uso dos recursos de TI em relação ao que a empresa precisa. Mapeie o volume de demandas desses itens e entenda se o seu setor de TI realmente possui capacidade para atendê-las. Essa análise te ajudará a entender se o processo de gerenciamento pode ser mais flexível ou rígido, por exemplo.
5. Defina ações e priorizações
Determinar as ações e prioridades é vital para atingir os objetivos de negócio. Com os recursos e demandas listadas, e as metas orientadas, o gerenciamento dos recursos de TI também entra em plano tático e operacional. Isso quer dizer que atividades que vão garantir a boa gestão desses itens podem ser planejadas e executadas a curto, médio e longo prazo.
O serviço de manutenção preventiva, por exemplo, é fundamental para evitar ou identificar possíveis erros e falhas antes que ocorram ou causem qualquer impacto negativo sobre as operações da empresa. Nesses casos, existem diversas soluções de prevenção e, na FindUP, você encontra o Check-UP como produto indicado para manter a alta disponibilidade dos seus recursos tecnológicos.
6. Conte com suporte de TI especialista
Por fim, você ainda pode optar pelo gerenciamento fácil, prática e especializado dos seus recursos de TI. Essa é uma escolha bastante indicada para empresas de pequeno ou médio porte, que não possuem profissionais ou área de tecnologia. No entanto, a terceirização de TI também tem sido pilar estratégico de muitas grandes organizações, com o objetivo de economizar e centralizar a gestão de TI nas mãos de parceiros especialistas.
Terceirizar a gestão dos recursos de TI pode oferecer soluções rápidas para todas as boas práticas que discutimos até aqui. A FindUP, por exemplo, possui um core business totalmente voltado para a resolução de problemas de TI e poderá garantir a resolução de qualquer adversidade que aconteça aos recursos de TI da sua empresa.
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