Assim como em outros períodos do ano, a Black Friday se tornou uma data sazonal muito importante para diversos segmentos, principalmente para o setor varejista. A Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), divulgou ainda em 2022 um crescimento de 3,5% no faturamento no e-commerce para a data, prevendo que a Black Friday brasileira movimentasse mais de 6 bilhões no comércio digital.
Apesar do cenário de conversões digitais crescentes, o varejo não poderia deixar nenhuma frente desamparada. As lojas físicas ainda contam com alta demanda e procura, com grande complemento do modelo de compra híbrido — em que as pessoas compram online e retiram na loja, por exemplo. Dessa forma, a infraestrutura local responsável por toda operação digital e física têm enfrentado cada vez mais desafios sobre as necessidades de apoio e preparação para datas como a Black Friday.
Em mais um ano de grandes vendas, a FindUP se tornou uma parceira estratégica na TI de 3 grandes empresas do varejo brasileiro em 2022. Uma grande operação de suporte para a área foi estruturada a fim de manter a disponibilidade do parque tecnológico nessa data comercial tão importante.
O principal objetivo desse plano de ação foi garantir que as vendas não sofressem qualquer interrupção ou problema inesperado que causasse pausas ou prejuízos à operação das lojas. Ainda que essa seja uma prática recorrente, em 2022 esse planejamento contou com alguns diferenciais. A seguir, você pode conferir mais informações sobre a super operação de TI da Black Friday FindUP.
Black Friday FindUP 2022
Nesse modelo de operação, muito solicitado pelos clientes FindUP em datas importantes para o mercado varejista, as equipes ficam de plantão, disponível o tempo inteiro para dar suporte e atender prontamente qualquer problema que apareça.
Nesses casos, técnicos de TI são enviados para ter maior visibilidade e resolver qualquer questão da forma mais rápida possível. Com isso, a FindUP garante que os imprevistos que envolvem soluções e recursos da infraestrutura de TI não prejudiquem o processo de venda, assegurando a eficiência e a produtividade das áreas, colaboradores e assegurando a lucratividade.
E afinal, porque essas grandes varejistas escolheram a FindUP? Mais do que oferecer boas soluções, a FindUP entrega o que os seus clientes precisam. Nesta data em especial, sabe-se que as varejistas precisam de velocidade e controle. É uma necessidade geral que os técnicos estejam presentes na operação, oferecendo atendimento com rapidez e tendo acesso rápido às informações, a fim de ter maior coordenação sobre o que está acontecendo.
Com a plataforma de gerenciamento da FindUP, é possível acompanhar todo o processo do chamado, desde o deslocamento do técnico até o check-in e checkout do técnico de TI nas unidades, tudo isso sem intermediários e ruídos. Além disso, o processo entrega total visibilidade, pois o cliente recebe todas as informações do atendimento em tempo real, como nome do técnico e serviço prestado, por exemplo.
Diferenciais FindUP nos resultados da operação de Black Friday
No varejo, a exigência sobre o setor de TI sempre será grande em datas como essa. Preparar-se com planejamento e antecedência sempre serão fatores importantes, mas manter uma infraestrutura robusta, que seja capaz de se recuperar rapidamente em caso de falhas, é fundamental.
Foi para garantir isso e muitos outros benefícios que a FindUP trouxe — e reforçou — diversos dos seus principais diferenciais na super operação de TI 2022:
1. Capacitação
Oferecer uma equipe de gestão e técnicos especialistas em TI é core da FindUP. Durante o período da Black Friday, foi utilizada como meio de capacitação profissional a ferramenta FindUP Academy, que possibilitou a educação dos profissionais envolvidos na operação sobre processos específicos e tipo de suporte que deveria ser prestado a cada um dos clientes atendidos durante a data.
2. Técnicos volantes
Os técnicos volantes são os profissionais que, quando acionados, se dirigem ao local onde está sendo requerido seus serviços. Eles são gerenciados de forma que se obtenha o máximo de produtividade possível, ficando de prontidão e alocados em algumas cidades até serem acionados.
Sua solicitação pode ocorrer em casos de problema na operação ou na falta de qualquer outro profissional. Na operação dos grandes clientes FindUP, foi alocado um técnico volante por região no caso de grandes cidades.
3. Bonificações e sanções
Os incentivos e reconhecimentos são práticas importantes e funcionais para manter o alto nível de engajamento e produtividade das equipes. No caso dos técnicos parceiros, aqueles que mantiveram um bom trabalho durante o período, sem nenhuma intercorrência ou atrasos, e prestando um bom serviço ao longo de todo o período da Black Friday, foram bonificados no final do projeto.
Aqueles que não apresentaram um bom trabalho, receberam sanções.
4. PMO — Project Management Office
O PMO ou Escritório de Projetos é um setor ou equipe responsável pela implementação e garantia de adoção de padrões e funcionamento de um projeto. A super operação de Black Friday FindUP foi planejada com bastante antecedência e, nesse caso, foi possível obter melhor entendimento das necessidades dos clientes e trabalhar o planejamento nessas demandas.
Isso também proporcionou melhor comunicação e mais tempo de elaboração do plano de ação, fatores que foram essenciais para os resultados dos clientes. O PMO refletiu em mais tempo para treinar os técnicos parceiros e contribuiu para o cumprimento de SLA, soluções e ferramentas que deveriam ser entregues e muito mais.
5. Alocação no cliente
Por fim, outro dos principais diferenciais da FindUP na Black Friday 2022 foi a alocação do time interno dentro do escritório dos clientes para administrar a operação presencialmente, lado a lado com as equipes e stakeholders da operação, durante a execução do projeto. Isso permitiu o monitoramento do projeto de perto, respondendo toda e qualquer necessidade de forma imediata.
Resultados Black Friday FindUP
O ano de 2022 acabou e o varejo realmente registrou um faturamento acima do esperado em muitos segmentos. Na FindUP, os resultados obtidos foram essenciais para gerar impacto na operação dos clientes. Confira alguns números:
- 243 lojas atendidas;
- 115 técnicos alocados;
- média 90% de SLA dentro do prazo;
- 12 horas de operação durante a Black Friday 2022;
- média de 321 horas dedicadas aos projetos;
- 111 cidades contempladas;
- 73 técnicos parceiros bonificados;
- 2.673 dispositivos contemplados em média.
Além de todos os diferenciais que destacamos até aqui, vale ressaltar que o planejamento prévio foi essencial para o êxito de toda a operação. E, como resposta positiva ao grande sucesso dessa super operação, o mesmo processo foi replicado em alguns clientes FindUP para outro importante data do ano, o Natal.
Leave a Reply