Ainda hoje, existem muitas empresas que não estão preparadas para enfrentar situações de crise. A prova mais recente dessa afirmação foi a situação da pandemia de Covid-19, em que várias companhias não sabiam como agir e acabaram fechando as portas.
De forma geral, a economia e o todo o mundo corporativo estão sujeitos a situações de risco a todo momento. Por vezes, é até possível evitá-las, mas ainda existem muitos cenários imprevisíveis que podem trazer impactos extremamente negativos ao seu negócio.
Nenhuma empresa está livre de enfrentar dificuldades, mas seus reflexos podem ser rapidamente mitigados com um bom plano de contingência. Além de evitar problemas mais sérios, esse tipo de planejamento orienta a empresa e seus colaboradores sobre o que fazer e como agir para minimizar os danos.
Essa é uma ação que pode ser planejada em grande escala, para toda a estrutura organizacional ou por setores. Em TI, apesar de existirem ferramentas e soluções capazes de reduzir diversos riscos, as imprevisibilidades também podem afligir profissionais e técnicos da área. Por isso, um plano de contingência de TI é essencial para evitar incidentes, ataques ou problemas que ameacem a segurança de dados e operação de trabalho da organização.
Se você quer preparar a sua empresa e o seu setor de tecnologia para lidar com momentos de crises, confira tudo sobre como elaborar um plano de contingência de TI. Saiba mais sobre suas vantagens, benefícios e importância para o dia a dia da companhia.
O que é o plano de contingência de TI?
O plano contingência de TI engloba orientações e decisões que vão minimizar os impactos gerados em situações de crise. É um documento que considera possíveis incidentes e mapeia as principais vulnerabilidade da empresa.
No caso do setor de TI, com a crescente dependência das tecnologias, muitos problemas podem causar a paralisação das operações e até mesmo impactar na imagem de reputação da companhia — algumas situações bastante recorrentes são ataques hacker, vazamento de dados e crimes cibernéticos, por exemplo.
Os profissionais de TI precisam estar preparados para agir rápido ao lidar com esses cenários. O tempo pode ser um fator crucial para reduzir os danos e assegurar a rápida recuperação, e é justamente para garantir isso que o plano de contingência de TI precisa ser elaborado: para conter as ações e decisões imediatas em momentos de crise.
Como elaborar um plano de contingência de TI efetivo para sua empresa?
De modo geral, o plano de contingência de TI deve reunir todas as diretrizes a respeito de tudo o que está sob os cuidados do setor de tecnologia. Isso inclui aspectos relativos à segurança da informação, cuidados com servidores e redes, sistemas, softwares e hardwares, máquinas e dispositivos gerais, acessos e muito mais.
Como vimos até aqui, as vulnerabilidades podem ser mitigadas pelo gerenciamento de riscos, mas não completamente eliminadas. O plano de contingência de TI é construído para diminuir os riscos de indisponibilidade de serviços, sistemas e operações, focando em soluções de recuperação eficientes.
A elaboração de um plano de contingência de TI deve levantar e considerar cenários, objetivos, demandas e diversos outros pontos importantes para o negócio. Ele deve abranger políticas e contingências, análises, controles preventivos, estratégias de recuperação e norteadores adaptáveis ou necessários para o que a organização precisa.
A seguir, confira algumas dicas e passos sobre como elaborar o seu plano de contingência de TI:
1. Mapeie os ativos do setor
O departamento de TI conta com inúmeros serviços, ferramentas e processos que são considerados ativos fundamentais para manter os trabalhos de toda a empresa. Tendo isso em vista, é preciso realizar o levantamento de todos esses itens, dos mais simples aos mais complexos, pois entende-se que qualquer risco que causa problemas a esses ativos pode se tornar muito preocupante.
2. Entenda suas vulnerabilidades
Conhecer as fragilidades do setor pode ajudar na alocação de reforços que o plano de contingência precisa considerar. Assim, como todos os ativos, é importante mapear todas as possíveis ameaças e riscos — isso inclui as frentes que podem ser mais impactadas ou abaladas em momentos de crise.
3. Defina as prioridades
Quando tudo é urgente, nada é prioridade. Diante de situações de problema, ter suas prioridades definidas é fundamental para agir com eficiência e rapidez. Por isso, analise todo mapa de ativos, cenários e vulnerabilidades para hierarquizar os riscos e entender o que é mais relevante para sua empresa.
4. Construa ações e estratégias de recuperação
Esse é o momento de definir o seu plano de ação. Afinal, quais serão as ações e decisões para evitar problemas maiores em emergências? O documento do plano de contingência de TI precisa detalhar todas as informações necessárias para que as estratégias sejam executadas da melhor maneira, contemplando ferramentas, prioridade das ações, profissionais envolvidos, procedimentos adequados e muito mais.
5. Oficialize e compartilhe o plano
A formalização do plano é tão importante quanto sua elaboração. Compartilhar as informações e diretrizes com os públicos estratégicos da empresa ajuda a tornar o documento oficial e mais acessível, principalmente para os profissionais corresponsáveis por fortalecer a cultura de contingência.
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