Em 2022, o ChatGPT está entre os temas mais comentados. A ferramenta representa um grande marco evolutivo sobre o uso da IA (inteligência artificial) na rotina das pessoas e das empresas. Isso porque o seu lançamento, inicialmente gratuito (apesar de ser uma versão com recursos limitados), democratiza bastante o acesso entre indivíduos e companhias de todos os setores e tamanhos.
O uso do ChatGPT pode trazer diversos benefícios para as empresas, incluindo a melhoria da eficiência operacional, a redução de custos e o aumento da satisfação do cliente. Ao automatizar tarefas repetitivas, como atendimento ao cliente e suporte técnico, a ferramenta permite que os colaboradores se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas, o que pode aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do trabalho.
Além disso, o chat pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente. Nessa situação, para te ajudar a entender mais sobre essa tecnologia, vamos explicar tudo sobre o que e como usar o ChatGPT, além de mostrar 5 formas de usá-lo no seu negócio.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem de IA instruído por milhões de exemplos de linguagem natural. Ele utiliza técnicas de processamento desse tipo de linguagem (PLN) e o aprendizado de máquina (ML) para gerar respostas e conversar com os usuários de maneira natural e inteligente.
A ferramenta foi disponibilizada pela OpenAI, uma empresa especialista no desenvolvimento de inteligência artificial, que tem alguns outros grandes investidores do mercado de tecnologia, como a Microsoft. Outro famoso sistema da mesma empresa é o DALL-E, uma IA que consegue criar imagens a partir de orientações escritas.
GPT é a sigla do termo inglês Generative Pretrained Transformer, que significa “transformador pré-treinado generativo” em sua livre tradução. O método usado pelo ChatGPT é capaz de compreender a intenção do usuário e gerar respostas apropriadas, oferecendo informações e soluções para problemas ou qualquer pergunta feita.
Podemos dizer que esse é um modelo de machine learning instruído para criar textos de qualquer tipo utilizando informações da internet. Ainda, essa tecnologia pode ser integrada em diferentes plataformas de bate-papo. Hoje, ela é comumente utilizada em aplicativos como Facebook Messenger, WhatsApp, Slack e muitos outros, ou seja, é uma ferramenta útil para empresas que desejam melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente, automatizando tarefas repetitivas e fornecendo informações aos usuários, mas sem deixar de oferecer a linguagem e o tratamento humano.
Como o ChatGPT funciona?
O funciona literalmente como um chabot. A partir do processo de aprendizado programado, o ChatGPT foi treinado em um enorme conjunto de dados de texto para aprender a prever a próxima palavra em uma frase ou completar uma frase com base no contexto.
Ele utiliza um modelo de rede neural de linguagem, sendo capaz de presumir a próxima palavra em uma frase com base no histórico de palavras anteriores. Quando um usuário faz uma pergunta ou envia uma mensagem, por exemplo, o ChatGPT usa o contexto da mensagem para gerar uma resposta apropriada.
O modelo pode ser personalizado e ajustado para atender às necessidades específicas de uma pessoa ou empresa. Se você precisa que a tecnologia produza conteúdo numa linguagem mais formal ou coloquial, basta instruí-la ao longo da interação. Para isso, é preciso enviar alguns comandos detalhados para a ferramenta. Por exemplo:
- “Crie 2 modelos de anúncio curto para vender computadores”;
- “Explique em 2 parágrafos e de forma simples como gerenciar uma equipe de vendas”.
Além de tudo, o ChatGPT também pode ser treinado em dados de conversas de clientes anteriores para melhorar a precisão e a relevância das respostas. Em resumo, essa é uma evolução de IA que funciona como um assistente virtual capaz de conversar com os usuários de forma natural e inteligente.
5 formas de usar no seu negócio
1. Processos, integração e automação
Essa tecnologia também pode ajudar na melhoria de processos internos e na administração de tarefas. Ela pode ser utilizada em plataformas de gerenciamento para permitir que os técnicos e colaboradores solicitem informações e atualizações sobre projetos, prazos e atribuições, por exemplo. Ainda, o chat pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência do processo de trabalho no dia a dia.
2. Atendimento ao cliente
Como você já viu, o ChatGPT pode ser integrado em plataformas de chat para oferecer atendimento ao cliente automatizado e 24 horas por dia, todos os dias da semana. A tecnologia pode responder perguntas frequentes dos clientes, ajudar a resolver problemas comuns e fornecer informações sobre produtos e serviços.
Essa prática pode ajudar, principalmente, na economia de tempo e no aumento de produtividade, já que a IA fornece respostas e cria conteúdos rapidamente, o que libera os profissionais para alocar tempo em atividades ainda mais estratégicas.
3. Marketing e vendas
O ChatGPT já é muito usado para ajudar a impulsionar as vendas, fornecendo informações sobre produtos, respondendo a perguntas sobre preços e oferecendo recomendações personalizadas com base nas necessidades do cliente. No setor de marketing de comunicação, esse modelo pode ajudar na criação de textos de anúncios interessantes, por exemplo. Muitas empresas já utilizam para gerar ideias para postagens e stories, legendas para redes sociais, roteiros de vídeo e muito mais.
4. Suporte Técnico
Esse modelo ainda pode ser treinado para responder a perguntas técnicas e ajudar os clientes a resolver problemas de software ou hardware comuns. Certamente, esse tipo de atendimento dependerá sempre da necessidade e complexidade do problema reportado, mas essa é mais uma solução capaz de tornar as equipes e profissionais de TI ainda mais ágeis e produtivas.
5. Análise de dados
Acima de tudo, além de otimizar o tempo do empreendedor e dos profissionais em diversas atividades do dia a dia, o ChatGPT pode ajudar a realizar análise de dados para a obtenção de insights e criação de ações ou decisões mais assertivas para o negócio, seus produtos e serviços. Isso pode acontecer a partir da interpretação de números ou de informações previamente fornecidas para a IA.
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