fbpx

Empreendedorismo digital: o que é e como começar?

empreendedorismo digital

As tecnologias impactaram de diversas formas a rotina das pessoas e, ao mesmo tempo em que passaram a ser um facilitador cotidiano, também colaboravam para quem desejasse se tornar empreendedor. Nos últimos anos o empreendedorismo digital vem ganhando cada vez mais força e passou a chamar a atenção de quem deseja ou precisa gerar outras formas de renda, ou obter maior reconhecimento profissional.


A inovação une às duas propostas e a fonte para o surgimento de novas ideias, bens, serviços ou procedimentos são potencializados através do empreendedorismo digital. O modelo permite que os profissionais iniciem suas ideias de negócio investindo pouco e tendo um rápido retorno a partir da implementação de um projeto online.


Mas afinal, qual é a melhor maneira de se planejar para que os riscos de um empreendimento digital não afetem os seus lucros finais? Para te ajudar, trouxemos algumas informações e dicas para a criação de uma empresa de sucesso. Confira!

O que é o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital consiste na criação de um negócio inovador utilizando a internet como recurso estratégico principal, sem a necessidade de investir em espaços físicos.


Cursos online, e-commerce, blogs, canais no YouTube e soluções tecnológicas em geral são apenas alguns exemplos mais recorrentes. E, diferentemente dos modelos tradicionais, ao contar com a tecnologia de rede, o investimento inicial não exige uma estrutura física complexa para seu funcionamento.

Por que optar por um empreendimento digital?

As transformações do cenário virtual estão impulsionando cada vez mais negócios. Uma pesquisa realizada pelo Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020 apontou que 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de um ano. Além disso, o levantamento apontou um crescimento tão significativo que o período estudado ficou conhecido como “o ano do empreendedorismo digital”.


Inicialmente, não é exigido qualquer tipo de pré-seleção, e em determinados nichos é possível iniciar seu negócio digital enquanto ainda estuda, ou enquanto atua na sua profissão atual.


Outro ponto é o fato de produtos e vendas digitais serem muito bem aceitos por consumidores atuais. Não existe mais tanta resistência ao optar por comprar um produto ou realizar transações online. Dessa forma, contar com essa facilidade chama a atenção quando a pessoa que está em busca de inovar precisa escolher um caminho a seguir.

Principais vantagens do empreendedorismo digital

As principais vantagens identificadas no ramo são:

Maior mobilidade

É possível gerenciar o negócio de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Economia de custos

Se você precisa apenas de um dispositivo com acesso à rede para iniciar, vai economizar muito por não precisar alugar um espaço para sua empresa e todas as despesas com utilidades, impostos, etc.

Alcance amplo

Grande parte dos consumidores atuais optam pelo modelo digital para realizarem suas compras. Isso mostra claramente que fazer negócios on-line é a melhor maneira de alcançar mais pessoas globalmente.

Escalabilidade

Um negócio que é escalável significa que você pode fazer muito mais sem precisar gastar uma quantia exorbitante de dinheiro.

Como começar? 4 dicas para um empreendedorismo digital de sucesso

Construir um negócio requer muito trabalho e dedicação. Os empreendedores são tomadores de risco altamente motivados e estão dispostos a estruturar cada vez mais os seus projetos iniciais, para assim, alcançar o objetivo final e obter ótimos resultados.


Se você se identifica com esse tipo de atitude e deseja iniciar o seu negócio, é possível considerar algumas informações que podem te auxiliar nesse processo. Pensando nisso, separamos as 4 principais dicas para um empreendedorismo digital de muito sucesso. Confira!

1. Aprendizado contínuo

Para conquistar seu espaço no ambiente digital, o conhecimento da área de fora geral e o acompanhamento do seu segmento de forma específica são um grande diferencial para este processo, já que o cenário tecnológico está em constante mudança.


Manter um aprendizado contínuo em ferramentas de publicidade, indicadores de desempenho, noções de otimização de conteúdo, monetização, entre outros itens, podem agregar um valor maior na lucratividade e no alcance do público.

2. Planejamento é essencial

O planejamento estratégico é essencial para entender quais etapas serão desenvolvidas e conhecer afundo de todo o processo do negócio.


Planeje e estabeleça metas de acordo com o foco do seu projeto. Lembre-se também de avaliar o desempenho e resultados ideais para os próximos meses e anos, dessa forma será mais fácil monitorar regularmente se você está no caminho certo.

3. Descreva os custos

Se torna frustrante quando se cria um negócio apenas para quitar os custos do próprio empreendimento. Por isso, mantenha as finanças do seu negócio sob controle.


Mesmo que suas despesas sejam mínimas, tê-las todas anotadas e em dia, permite que tais compromissos não se tornem um problema para você. Esse hábito auxilia na identificação de eventuais empecilhos e apontam quando os métodos seguidos precisam ser reavaliados.

4. Mantenha-se motivado

Seu estado de espírito pode fazer maravilhas através da criatividade e motivação para potencializar as vendas, isso gera mais vigor e maior comprometimento com os clientes. Tente fazer networking com outros empreendedores que possam trocar conhecimento, criar parcerias e inspirar você. Além de se manter motivado, a troca de conhecimento é fundamental no mundo dos negócios, incluindo negócios digitais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>