A evolução tecnológica tornou possível a otimização dos processos internos nas empresas, mas também proporcionou grandes mudanças para o público externo. Hoje, os consumidores esperam nada menos do que um excelente atendimento e uma experiência de compra perfeita, sem atritos ou problemas.
Essa mudança de perfil fez com que os varejistas repensassem suas estratégias, e quando se trata de tecnologia e inovação é impossível não atrelar aos benefícios que a tecnologia da informação pode trazer.
O cenário do varejo está mais competitivo do que nunca, e para uma empresa moderna, é crucial estar à frente da concorrência, implementando tecnologias que otimizem os processos do negócio e revolucionem o mercado.
Se você deseja destacar a sua marca no mercado do varejo é importante entender como a TI vem transformando o segmento e, para ajudar, preparamos um conteúdo repleto de informações que auxiliarão você no assunto. Confira principais mudanças e tendências que a tecnologia trouxe para o varejo. Confira!
Qual a relação entre TI e varejo?
Anotar pedidos, separar mercadorias, saber a quantidade de produtos em estoque, cuidar do agendamento de entregas e outras atividades que envolvem o comércio varejista, hoje, só são realizadas com rapidez e eficiência por causa dos recursos e infraestrutura de TI. Sem o auxílio dessas metodologias para unificar todos os dados, as chances de erros e equívocos se torna ampla.
O TI está fortemente atrelado ao varejo e a sua boa gestão, principalmente quando tratamos da combinação de softwares e ferramentas inovadoras que conseguem otimizar os processos e armazenar grandes fluxos de dados das operações.
Por que contar com uma equipe de TI no varejo é importante?
A produtividade dos colaboradores depende fortemente das ferramentas disponibilizadas. Além de potencializar os processos, a equipe de TI é essencial para fazer com que as atividades não sejam impactadas por problemas técnicos.
A equipe de TI desenvolve estratégias para que falhas nas ferramentas de trabalho não ocorram, mas, caso imprevistos aconteçam no dia a dia, esses profissionais estarão prontos para lidar com as situações de maneira ágil e segura, já que esse tipo de acontecimento pode causar grande prejuízo aos negócios.
No cenário do varejo, épocas comemorativas e de alto nível de vendas como o Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças, Dia dos Pais e outras, são exemplos do qual as lojas dependem totalmente do controle tecnológico de vendas, para análise de estoque ou para uso de plataformas online, em que grande parte das compras são feitas nos dias de hoje.
Imagine que esses sistemas apresentem falhas em épocas como essa ou fiquem fora de ar por certo período. Sem um suporte de TI para auxiliar rapidamente nessas condições, a perda de dinheiro se torna a principal consequência, já que vendas é sinônimo de lucratividade.
3 principais tendências de TI no varejo
É fácil compreender como os processos e as ferramentas digitais vem impactando o setor de varejo, por isso é importante que você, como varejista, gestor e empreendedor, também considere tendências e movimentos importantes do mercado para a estratégia do seu negócio.
1. Multicanalidade e omnichannel
Com essa abordagem, os varejistas oferecem diversos canais de compras ao consumidor. Sejam sites, aplicativos para celular ou até mesmo a própria loja física.
A abordagem omnichannel permite que as empresas obtenham insights sobre como criar conteúdo e ofertas que encorajem seus clientes a se envolverem mais nas compras. Assim, a organização consegue rastrear seus clientes em diferentes canais para atender melhor seus consumidores com uma experiência mais personalizada.
2. Internet das coisas (IoT)
Auxiliando a logística, gestão de estoque e o processo de compras, a IoT no varejo é vista como uma forma de otimizar cada vez mais os processos internos.
A Internet das Coisas possui grande relação com a análise de dados, o que gera automaticamente uma melhor análise do nicho que o seu negócio se encontra e favorece para um melhor entendimento nas relações com o consumidor final, entre outras vantagens obtidas com essa inovação.
3. Inteligência artificial (IA)
Os clientes esperam respostas e assistência a qualquer dia, a qualquer hora. A inteligência artificial (IA) é uma nova maneira importante para fornecer um serviço atencioso 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Um exemplo disso são os chatbots orientados por IA, que podem ajudar direcionando os clientes para mercadorias em que possam estar interessados, e podem atuar como um associado da loja digital, respondendo instantaneamente às consultas dos clientes por meio de textos ou mensagens.
Deu pra entender que a TI vem trazendo novos modelos de varejo, tecnologias e formas de se conectar ainda mais com os consumidores. E a sua empresa? Já conta com algum desses sistemas?
Caso não saiba por onde começar, empresas especializadas em serviços de TI, a dica é entrar em contato com a FindUP, uma equipe especializada que pode ajudar na escolha e planejamento dessas soluções.
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